Canil Rio Bonito

Canil especializado na criação das seguintes raças: Lhasa Apso, Shih-Tzu, Yorkshire Terrier, Maltês, Poodle, Schnauzer Miniatura, Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia, Buldogue Francês, Beagle, Teckel ou Dachshund,  Terrier Brasileiro ou Fox Paulistinha , Sharpei e Cocker Spaniel Inglês

Vendas e reservas de filhotes

 

              Fotos atualizadas e maiores informações via WhatsApp 21 997950936 e telefone: 997950936  Proprietário Valter J P Cardoso

 

 

Não faço anuncios no Mercado Livre se alguém falar que é do Canil Rio Bonito é Golpe verifique, todas as minhas vendas são feitas pelos meus fones 021 997950936 ou via WhatsApp  21 997950936

Shih-Tzu

Origem:

Existe uma lenda que cita que oShih Tzu é um grande símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol, povo predominante do Tibet. De acordo com essa lenda, diante da impossibilidade de se realizar um casamento, o casal teve a ideia de cruzar um legítimo representante da china, um cão da raça Pequinês com um Lhasa Apso. Desta união das raças teria surgido oShih Tzu, o que simbolizou tudo o que há de mais bonito e sagrado nas duas culturas e o amor existente entre os dois povos.

A origem precisa doShih Tzu, porém é bastante longínqua e se perdem em meio a diversas lendas. Este nome da raça vem do mandarim, que era o dialeto utilizado na china bastante antigo, e significa o cão leão. Existem citações de que os primeiros exemplares de cães da raça tenham sido presentes de Dalai Lama Tibetano ao imperador da China em torno do ano de 1640. Apesar disto não se teria a certeza realmente de que raças contribuíram para este desenvolvimento em solo chinês já que eram criados exemplares isolados no palácio real.

A raça então se desenvolveu em grande parte devido ao grande amor de uma das imperatrizes chinesas que se chamava Tsé-hi, que durante a sua vida inteira sempre foi cercada por cães. De acordo com historiadores da raça, os cães da imperatriz ficavam em um imenso pavilhão de mármore, sempre cercados por cuidados extremos e tendo á disposição sempre uma série de eunucos, onde a obrigação era zelar por todo o seu bem estar.

Foi então somente a partir do ano de 1928 que os cães da raçaShih Tzus passaram a fazer parte das ricas casas de famílias abastadas existentes na China, algumas poucas destas famílias eram do ocidente. Nesta época porém não existia ainda um nome para a raça. Eram os chamados cães de Lhasa Terrier, ou ainda Tibetan Poodle ou Caniche Tibetano, Lhasa Dog e até Cão-crisântemo, o que gerava sempre muita confusão entre os criadores e historiadores já que eram muito confundidos com o Lhasa Apso.

Esta confusão passou a ser solucionada apenas no ano de 1934 quando a chamada Tibatan Breed Association pode definir claramente as diferenças entre ambos, o cão da raça Lhasa Apso deverá ser mais comprido e com uma cana nasal mais longa do que os cães da raçaShih Tzus.

Foi então que houve a invasão da China pelo Japão no ano de 1937 e a raça praticamente desapareceu em seu país de origem, só não teria sido praticamente extinta devido à atuação dos criadores ingleses, estes que a partir dos anos 30 teriam importado diversos exemplares. A raça passou então somente a ser aceita pela FCI no ano de 1957 e pelos americanos no ano de 1969, desde então vem cada vez mais ganhando popularidade, chegando até mesmo a ser a segunda raça de cães mais registrada no Japão no ano de 1998, aqui no Brasil cada vez mais a raça cresce.

Temperamento:

Os cães da raçaShih Tzuencarnam com perfeição um modelo de cão de colo e companhia. Apesar disto é considerado como um cão de personalidade forte, e que facilmente irá dominar os seus donos, sendo assim entre os cães de companhia é um dos mais afetuosos nas horas de colo e na interação com as pessoas de toda a família, apesar de serem menos ativos do que outras raças.

São extremamente dóceis, e apegados ao contato com os humanos, não são do tipo de cães que exigem afagos o tempo inteiro e muitas vezes poderão até mesmo se mostrar um cão mais independente. Por este característica são aptos a ficarem mais tempo sozinhos sem destruir a casa ou mesmo latir em excesso.

Apesar das diversas qualidades em termos de relacionamento o cão desta raça está entre os menos obedientes, por este motivo o dono de um cão desta raça tem que ter muita paciência se quiser o ensinar a obedecer.

Seu relacionamento com outros cães e até mesmo com gatos costuma ser sempre interessante.

Padrão Oficial

CBKC nº: 208, de 03/05/1994 FCI nº: 208 c, de 24/06/1987.

País de origem: Tibet

Nome no país de origem: Shih Tzu

Utilização: Companhia

Prova de trabalho: para campeonato, independente.

Aparência Geral: robusto, pelagem abundante, porte distintamente arrogante, com cabeça lembrando o crisântemo.

Temperamento: amistoso e independente, inteligente, ativo e alerta.

Pelagem: longa, densa não cacheada, com bom subpêlo. Uma leve ondulação é permitida. Recomenda-se que os pêlos da cabeça sejam atados.

Cor: todas as cores são permitidas; uma faixa branca na fronte e na ponta da cauda são altamente desejadas nos particolores.

Tamanho: Altura máxima na cernelha, 26,7cm. Tipo e características da raça são da maior importância e não devem ser preteridas pelo tamanho.

Peso: de 4,500 a 8,100 quilos. O peso ideal de 4,500 a 7,300 quilos.

Nota: os machos devem apresentar os dois testículos, bem visíveis e normais, totalmente descidos na bolsa escrotal.

Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

Aqui estão somente algumas informações sobre o Padrão Oficial do Shih-Tzu, para saber mais consulte a página do Kennel Club.